terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Oferecendo a outra face? - C.S. Lewis




Há três maneiras de se entender o mandamento de oferecer a outra face. Uma é a interpretação pacifista: ele significa o que se está dizendo literalmente - o dever da não resistência em relação a todos os seres humanos em qualquer circunstância. Outra é a interpretação reducionista: o mandamento não quer dizer exatamente o que está dizendo; trata-se, antes, de alguma forma oriental exagerada de dizer que você deveria suportar muita coisa e dar-se por satisfeito. Tanto você quanto eu concordamos em rejeitar essa visão. O conflito se dá, portanto, entre a interpretação pacifista e a terceira que proporei agora. Acredito que o texto queira dizer exatamente o que diz, mas com uma margem compreensível a favor daqueles casos claramente excepcionais, que todo mundo naturalmente consideraria exceções, sem que fosse necessário alguém dizê-lo [...] Isto é, na medida em que os únicos fatores relevantes no caso fossem uma injúria praticada contra mim por algum vizinho e um desejo de retaliação da minha parte, então creio que o cristianismo ordena a mortificação absoluta desse desejo. Não se deve dar um só pingo de atenção aquela vozinha que possa dizer dentro de nós: "Ele fez isso ou aquilo comigo, então devo retribuir na mesma moeda

- de The Weight of Glory (Peso de Glória - C.S. Lewis)

Um comentário:

  1. Graça e paz!
    “Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou te seguindo e será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com.
    Se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
    No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir