quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O verdadeiro certo e errado - C.S. Lewis





SEMPRE que você encontra uma pessoa que diz que não acredita em certo e errado, você observará essa mesma pessoa se contradizendo minutos mais tarde. Ela pode até quebrar uma promessa feita a você, mas experimente tentar quebrar uma com ela. Provavelmente essa pessoa ficará se queixando de que "isso não é justo". Uma nação pode até dizer que pouco se importa com tratados, mas depois no minuto seguinte, põe a causa a perder, alegando que aquele tratado particular que ela quer quebrar, era injusto mesmo. Mas se não importam os acordos e não há tal coisa como certo e errado (em outras palavras, se não há lei da natureza), qual seria a diferença entre um acordo justo e um injusto? Serpa que eles não vão dar com os burros n´água? Será que não estão dando mostras claras de que, não importa a bobagem que digam, na realidade conhecem a lei da natureza como qualquer outra pessoa?

Parece, então, que sonos forçados a acreditar que exista mesmo um certo e errado. As pessoas podem muitas vezes enganar-se a respeito disso, da mesma forma que muitas vezes erram nas contas. Mas o certo e o errado não são nenhuma questão de gosto ou opinião, muito menos, de tabuada.
- de Mere Christianity (Cristianismo puro e Simples)

Um comentário:

  1. Quero o cristianismo puro e simples. Por isso olho par a família dos doze. "Qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo" (Lc 14,33)
    21/12/2012 está aí. Vamos voltar para esta família. Fora dela não há cristianismo. O lugar de Judas, o traidor, já está ocupado, se alguém ousar junatar-se a mim... Não mereço confiança, mas farei tudo o que estiver ao meu alcance.

    ResponderExcluir