sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Não havia lugar...




Lucas 2:7 diz que “e ela deu `a luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.


É impressionante pensar que NÃO HAVIA LUGAR para eles na hospedaria. Um projeto de Deus, uma missão de Deus, algo gerado por Deus, não encontrou lugar no hotel, onde havia a estrutura ideal. Mas sim, numa estrebaria simples e humilde, sem a estrutura apropriada, mas que se abriu, dando lugar ao plano celestial.

Talvez a hospedaria, o hotel, cheio de camas arrumadas, banheiro e “geladeira” no quarto, não esperava que os hóspedes batessem na porta tão tarde naquela noite. Ou quem sabe também não era uma hospedaria do tipo que aceita o barulho das crianças, ou um certo “tipo de gente” vinda de Nazaré. Quantas vezes nós temos tanta estrutura, mas não damos lugar aos propósitos de Deus porque Ele vem de modo inesperado, e não Se ajusta `as formas e projetos humanos. Ou quem sabe já nos abarrotamos de outros tantos projetos, e não damos lugar quando Deus bate `a nossa porta.

Pode ser que ainda hoje Deus continue encontrando lugar na “estrebaria” e não na “hospedaria”. E se você pensa que é alguém sem condições de receber e participar em algo que Deus está fazendo na Terra hoje, talvez você seja o “lugar” escolhido, por simplesmente se abrir e deixá-Lo entrar. Afinal, Deus escolheu as coisas que não são para confundir as que são, não é mesmo? Ele as reduz a nada e é glorificado! Regozije-se em simplesmente ser uma estrebaria!

Voltando meus olhos para o capítulo anterior, Lucas 1, li sobre a visita do anjo Gabriel `a jovem Maria. Fiquei mais uma vez impressionada com o diálogo entre eles, e com a tremenda resposta que ela deu ao chamado celestial.

Lucas 1:38 “Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a Tua palavra. E o anjo se ausentou dela”.

Eu sempre imagino como seria se a resposta de Maria tivesse sido diferente. Será que outras jovenzinhas foram ou teriam sido procuradas? Mas ela aceitou o chamado divino. Gabriel pôde voltar para Deus e dizer a Ele que havia encontrado lugar para o Seu filho vir ao mundo!

Maria se sujeitou `a vontade de Deus, ainda que houvesse um preço a pagar. As condições de uma mulher grávida não casada naquele tempo eram terríveis. E para gerar vida o corpo da mulher passa por muitas mudanças, ajustes, peso, pressão, e afinal, dores. Ela se dispôs e creu que o impossível aconteceria, segundo a palavra que lhe havia sido dita. Maria deu lugar a Deus em sua vida, e literalmente gerou o propósito de Deus em seu ventre, ainda que isso pudesse lhe custar tudo.

Nós também podemos escolher se vamos dar lugar a Deus em nossas vidas, em nossas estruturas, ainda que isso signifique uma visita inesperada do céu que bata à nossa porta no meio da noite, bagunçando nossa calmaria e tranquilidade. Um projeto divino que custe nosso conforto, segurança, e que mude nosso plano de vida completamente. Pode ser que signifique arriscar nossa reputacão e planos de segurança. Podemos escolher ser uma simples estrebaria, uma jovenzinha totalmente dependente do sobrenatural, mas que dão lugar ao plano de Deus.

Se dermos lugar a Deus corremos sérios riscos, mas participaremos do céu aqui na Terra. Que privilégio! E poderemos cantar como cantou Maria: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas”. Lc 2: 46-48.
 
A glória será totalmente dada ao Senhor, pois em nós mesmos não serão encontradas condições naturais que expliquem o cumprimento do projeto divino, senão tão somente uma total dependência e disponibilidade.

QUE DEUS ENCONTRE LUGAR EM NÓS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário