terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O testemunho apostólico - C.S. Lewis




NOS primeiros dias do cristianismo, um "apóstolo" era, antes e acima de tudo, alguém que afirmava ser uma testemunha ocular da ressurreição.
Poucos dias depois da crucificação, quando dois candidatos para a vaga criada pela traição de Judas, a qualificação exigida era ter conhecido a Jesus pessoalmente antes e depois de sua morte, e ser capaz de oferecer evidências "de primeira mão" da ressurreição ao comunicar o evangelho a outros (Atos 1:22). Alguns dias depois, Pedro, pregando o seu primeiro sermão cristão afirma o mesmo: " A este Jesus Deus ressuscitou, do que nós somos testemunhas" (Atos 2:32). Na primeira carta aos Coríntios, Paulo baseia a sua reivindicação ao apóstolo sobre a mesma base: "Porventura, não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor?" (Atos 9:1).

Como essa auto-explicação sugere, pregar o Cristianismo significava primeiramente pregar a ressurreição. [...] Este é o tema central em todos os sermões cristãos relatados no livro de Atos. A ressurreição e a suas conseqüências era o "evangelho", ou boas novas, que os cristãos comunicavam. O que chamamos de "evangelhos", as narrativas da vida e morte do nosso Senhor, foram escritos mais tarde para o benefício daqueles os que já eram convertidos. O milagre da ressurreição e a sua teologia vem primeiro; a biografia vem depois, como um comentário sobre a própria ressurreição. O primeiro fato na história do cristianismo é um grupo de pessoas que insiste em dizer que viram a ressurreição. Se elas tivessem morrido sem fazer com que outros acreditassem nesse "evangelho", nenhum dos evangelhos jamais teria sido escrito.

(Milagres)

Um comentário:

  1. Olá vanessa!! amei o seu blog, fala muito sobre o C.S.Lewis, meu brother! (kkkkkkkkkk)
    estou aqui de madrugada tentando lembrar onde encontrei uma vez o testemunho escrito dele! assim que achar vou postar no meu blog!!
    estou te seguindoo, aproveita e dá uma passadinha no meu blog http://grazyellasantos.blogspot.com/
    Beijooos! Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir