sábado, 19 de março de 2011

A primavera de Aslam

Fico pensando inúmeras vezes, nas diversas, sublimes e encantadoras sensações que Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana puderam desfrutar ao ver a chegada da primavera em Nárnia, em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.


Imagine-se só em mundo totalmente coberto pelo gelo e pelo terrível feitiço de uma bruxa.

Agora imagine este mesmo mundo “derretendo” literalmente.

Fico pensando de todas as formas possíveis, como seria presenciar isso. De fato, deve ter sido supreendentemente espetacular para os Pevensie, certo?

E o que você acha de experimentarmos um pouquinho desta sensação e entender o por quê desta primavera tão inesperada?

Diretamente do País de Aslam:


Nos seus dentes, o inverno morrerá,

Na sua juba, a flor há de voltar.




No primeiro livro publicado da série, conhecemos uma Nárnia totalmente coberta pelo gelo e misteriosamente encantada.

O inverno rigoroso por mais de 100 anos e sem Natal. Essa era Nárnia…

“Caía-lhe em cima uma coisa leve e macia. Um minuto depois, percebeu que estava num bosque, à noite, e que havia neve sob os seus pés, enquanto outros flocos tombavam no ar.”

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, pág. 105

No decorrer da narrativa, nossos heróis passam por muitas aventuras e supresas, até a chegada de Aslam.

Note, porém, que mesmo antes de Aslam, mesmo no inverno terrível, Nárnia ainda tinha seu encanto, suas paisagens admiráveis e lindas. Sua brancura atraía os olhos humanos, como atraiu Lúcia.

“Não reparou na superfície gelada do rio, nas quedas d’água transformadas em cascatas de gelo, nos montões de neve branca que se acumulavam no alto das árvores, na grande lua resplandecente, no céu crivado de estrelas.”


O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa,pág.148

Mesmo mergulhada no mais profundo e horrível feitiço, Nárnia tinha seus encantos e era muito diferente de nosso mundo.

Depois de uma longa caminhada, de muitas revelações, de muitas emoções e sustos, as crianças juntamente com os Castores, podem ver que Nárnia está “derretendo”. Sua neve começa dar lugar à belas paisagens e lugares inundados de sol. Botões de flores se abriam para as mais variadas cores.

Eles não sabiam o que acontecia. Era simples: Aslam estava em Nárnia.

Imagine o poder que o Grande Leão tinha! Somente a chegada dele, fazia todo o inverno derreter. Lembremo-nos também da profecia. Ela já dizia que o inverno chegaria ao fim…

Em tempos difíceis, por vezes, não vemos uma grande mudança. Ela, porém, pode estar bem à nossa frente. Assim como a primavera chegou em Nárnia, o fim dos nossos problemas acabam quando Ele chega.


Sinta o encanto da linda primavera, descrito no livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa:

“Os tapetes relvados iam aumentando e as extensões nevadas diminuíam. De minuto a minuto, outras árvores decidiam sacudir os mantos alvos de neve. Não tardou que, para onde quer que se olhasse, em vez de vultos brancos, surgissem o verde-escuro dos abetos e os ramos negros e espinhosos dos carvalhos, das faias, dos olmos. Depois, o nevoeiro de branco passou a dourado, até desaparecer por completo. Deliciosos raios de sol projetavam-se sobre a floresta, enquanto, lá no alto, o céu azul olhava entre as copas das árvores. Outras coisas maravilhosas foram acontecendo. (…) A supresa tinha sido tão grande para eles como para Edmundo, ao verem o inverno sumir e o bosque mudar, como se o tempo tivesse dado um grande salto. Nem mesmo sabiam ao certo que era isso mesmo que devia acontecer quando Aslam chegasse a Nárnia.(…) O céu estava todo azul; só de vez em quando umas nuvens brancas passavam, apressadas. Nas grandes clareiras havia malmequeres. A brisa leve atirava gotas de orvalho dos ramos oscilantes no rosto de Edmundo. (…) Quando a primavera mágica começou, todos concluíram que alguma coisa estava falhando, desastrosamente falhando, nos planos da feiticeira.”

A primavera de Aslam, representou em Nárnia, o próprio poder do Leão. O fato de o gelo inteiro derreter e dar lugar à lindas paisagens e tapetes relvados, só nos mostra o quão poderoso é o Grande Leão, e o cumprimento da profecia.

Que possamos sempre ter em nossas mentes, a visão de uma bela paisagem primaveril, onde tudo o que imaginamos de belo, exista de fato.

Viva a primavera de Aslam!


Tenhamos sempre nossos corações voltados para o Leste!

Por Nárnia e por Aslam

(Bruna Amorim - País de Aslam: A mensagem do Grande Leão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário